Dicas de Saúde e Bem Estar


AS ERVAS NA MEDICINA CASEIRA

BEBIDA:
Tome várias xícaras por dia, de preferência longe das refeições, a não ser que o uso do chá seja exatamente para estimular as funções digestivas.
COMPRESSAS:
Indicado para diversas situações, tais como: inflamação dos olhos da pele, cólicas abdmoniais e distúrbios renais. Usa-se uma pano umedecido.
BANHOS:
Consultar o seu profissional de saúde sobre os banhos que lhe convém. Dentre os mais comuns estão os relacionados a distúrbios genitais femininos e agitação de bebês.
CATAPLASMA:
Soque as plantas, formando uma papa, que se coloca sobre o local afetado. Permaneça por 10 minutos. Após, secar e enxaguar com abundância.
GARGAREJOS:
Pode-se colocar sal de cozinha ou mel, depois de coar o chá. Eles são anti-sépticos e aumentam o poder anti-inflamatório dos chás. Faz-se o gargarejo várias vezes ao dia.
INALAÇÕES:
Ferva o chá e coloque-o num recipiente, aspire o vapor, protegendo a cabeça, duas ou três vezes ao dia.
LAVAGENS:
Os chás podem ser usados também para lavagens intestinais e vaginais, quando indicado por um profissional de saúde.


MODO DE PREPARO

INFUSÃO:
Para ervas aromáticas e outras plantas ou parte de estrutura frágil, como flores e folhas, a água fervente é despejada sobre a erva, e em seguida abafada por 10 minutos.
COCÇÃO:
Para raízes, cascas e sementes, ferver por pelo menos 5 minutos e abafar por 10 minutos.

CUIDADOS PARA MAIOR EFICÁCIA DOS CHÁS
  • Lave bem as ervas e cascas antes de utilizá-las.
  • Para melhor conservação dos chás, recomendamos mantê-los na embalagem original, protegido contra luz e umidade.
  • Nunca tome um chá mais de 24 horas depois de seu preparo, pois terá se iniciado o processo de fermentação.
  • Evite utilizar utensílios de metal. O ideal é utilizar uma panela de barro, louça ou esmalte, que conservam melhor as propriedades dos chás.

Dica de como preparar o CHÁ VERDE a partir da erva
  1. Na hora de preparar o chá verde, não exagere na dose da erva. Use 1 col. (sopa) rasa para 1 litro de água – fica menos amargo. Só depois que você se acostumar ao sabor, acrescente mais uma colher para a mesma quantidade de água.
  2. Preparar o chá verde com uma outra erva (fresca ou em saquinho) também melhora o sabor. Pode ser erva-cidreira, hortelã, erva-doce. Ferver a água com um pedaço de casca de abacaxi ou de manga é outra tática para deixar o chá mais gostosinho. Ou, ainda, pingue algumas gotas de limão no chá pronto.
  3. Beber o chá em jejum é muito sacrifício? Troque de horário. Deixe para consumi-lo meia hora antes das refeições e duas horas depois. Ou seja, evite tomar o chá de estômago vazio ou muito cheio, diminuindo o risco de sentir enjoo ou azia.
  4. Você está tomando algum medicamento? Não o beba o chá sem consultar seu médico.
Dicas da nutricionista Vanderlí Marchiori