Amazônia Natural



A degradação do meio ambiente mundial atinge, cada vez mais freqüente e cada vez mais seriamente, os direitos e as liberdades das pessoas: os ecossistemas e os recursos de que necessitamos são progressivamente destruídos.

A dependência de uma país em relação aos outros tornou-se comum para dos dias de hoje. Nenhum país tem mais o direito de fazer sozinho opções econômicas e tecnológicas que arrisquem pôr em perigo o meio ambiente mundial. Isso é particularmente verdadeiro para os países desenvolvidos, que são os principais responsáveis pela situação degradada do meio ambiente mundial; mas isso também é verdadeiro para os países subdesenvolvidos e os em desenvolvimento, que precisam de apoio e incentivos para tornarem-se autosustentáveis, sem com isso prejudicar o seu próprio meio ambiente e o meio ambiente mundial.

— A Amazônia é, antes de tudo, pessoas;

— A Amazônia é, também, as imensas riquezas naturais;

— Finalmente, a floresta amazônica é um fator dê equilíbrio a níveis local, regional e mundial.

Então, explorar as riquezas naturais, buscando aí, tudo o que contribuir para nosso bem-estar, será inteligente se trabalharmos também para Preservar a Natureza: auto-sustentabilidade. 

Auto-sustentabilidade é um conceito em ecologia que define a exploração de recursos naturais em base não-predatória. Isto significa a implementação ou a racionalização de projetos de exploração de modo que: Causem mínimo impacto sobre o meio-ambiente circundante, e sobre os recursos que não são diretamente utilizados pelo projeto;

Dêem tempo à natureza de recompor os recursos renováveis de interesse do projeto; Tenham retorno monetário suficiente para o sustento das pessoas envolvidas e suas famílias com dignidade, de modo que não precisem super-explorar o meio, ou recorrer a práticas predatórias, para complementarem sua renda.